Resenha: Simplesmente Ana, Marina Carvalho


Simplesmente Ana
Marina Carvalho
Novo Conceito

Tenho uma confissão a fazer. Meu nome é Ariel e toda vez que eu vejo uma história de princesa, fico com invejinha porque desde pequena eu sempre quis abraçar essa parte da minha identidade e nunca consegui. Então, lendo Simplesmente Ana, confesso que quis estar no lugar dela em muitos momentos principalmente nas orgias consumistas. A base da história da Ana é bem conhecida e a comparação com O Diário da Princesa, livro de Meg Cabot que ganhou versão para o cinema estrelada pela Anne Hathaway, é inevitável. Mas se engana quem acha que Ana e Mia são iguais e que a história é a mesma. Se engana muito, por sinal.

Para começar, um belo dia, Ana sai da faculdade e vai para casa, em Minas, onde mora com a mãe e abre o Facebook. Andrej Markov, claramente um estrangeiro, deixou um recado para ela: "Eu acho que sou seu pai". E nisso a vida de Ana vira de cabeça para baixo. Ela vai encontrar Andrej e na mesma hora, percebe que é impossível que eles não sejam parentes: Ana é a cara dele. Depois de ouvir o lado dele da história e de colocá-lo de frente para sua mãe, não houve mais dúvidas. Ana tinha, finalmente, encontrado seu pai. Com 20 anos de idade. E não para por aí: O cara não era rico. Ele é o rei da Krósvia. O que faz dela uma princesa. E isso tudo de informação vem só nos primeiros capítulos.

"- É lindo - murmurei. E o abracei em seguida. - Obrigada por tudo. Vou fazer meu melhor. Prometo, papai. 
E essa foi a primeira vez que chamei Andrej de papai. Deliberadamente" 

Depois de muito relutar, Ana aceita o convite de seu pai e vai conhecer o país onde deveria ter sido criada. Chegando à Krósvia, ela conhece pessoas maravilhosas e outras nem tanto assim, rs. Irina, sua fiel escudeira/assessora/secretária/guia de turismo/faz tudo é uma daquelas personagens que não tem como você não gostar: Ela está sempre ao lado de Ana quando ela precisa. Karenina, a cozinheira chefe do palácio foi uma daquelas que eu eu tive vontade de trazer à vida e colocar na minha casa por dois motivos: 1 - ela é a cozinheira do castelo, o que faz da comida dela a mais perfeita da vida; 2 - ela é tão fofa, mas tão fofa que dá vontade de apertar. Tomara que ela tenha mais destaque nas continuações de Simplesmente Ana.

Mas o problema mesmo se dá quando Ana é apresentada a Alexander, o mauricinho gostosão, enteado de Andrej. Quando o padrasto chega em chega de uma viagem de negócios com uma menina de 20 anos embaixo do braço dizendo que é filha dele, a primeira atitude de Alex é achar que Ana é uma golpista. E como a primeira impressão é quase sempre a que fica... O início e o meio e quase o fim do relacionamento deles dois é bem conturbado. Mas mesmo assim, é impossível não se apaixonar pelo fofo e prepotente, metido e orgulhoso do Alex. A ponto de não saber como ele consegue ficar com uma mulher tipo Laika nome de cachorro, sua namorada. Ela sim é o tipo de mulher linda, insegura e sem escrúpulos que nós amamos odiar. E como tem mais dois livros sobre a história da Ana Carina Bernardes Markov vindo por aí, eu acho que ela vai dar as caras de novo pela Krósvia.

Esse foi o primeiro livro publicado da Marina Carvalho, mas não foi o primeiro livro dela que li. No início do ano, me entreguei a Azul da Cor do Mar e digo que ela merece todo o sucesso que vem fazendo, porque além de ser absurdamente fofa e simpática (até quando a gente perturba a cabeça), escreve super bem e descobriu juntinho com meus outros autores favoritos como fazer pra eu me apaixonar de verdade por um personagem (ainda não superei o protagonista de Azul da Cor do Mar, sendo sincera).

" - Você sabe o que a letra diz? - Essa pergunta eu fiz bem devagar. 
Alex me olhou de esguelha, evitando encontrar meu olhar. Diante disso, levante algumas hipóteses: Alex sabia. Se sabia, é porque buscara uma tradução para ela, pois não pronunciava nem "obrigado" em português. Se fora atrás da tradução, provavelmente queria entender a letra. E, se ficou sem graça com a minha pergunta, foi porque fez tudo isso pensando em mim"

4 comentários:

  1. Uláá Ariel sua linda :D
    Eu sou que nem tu, leio histórias de princesa e já fico "poxa, quando vão me contar que aquele castelo da Disney será minha futura casa?" <3
    Adorei tua resenha, bem curiosa pra ler. Vai pra lista de Natal :D
    Apesar de achar a maioria das capas da NC bem "montagem do paint", eu adorei essa. Valorizou bastante a história. (pena que a da continuação já ferrou tudo)

    Beijoux <3
    @pirulitolimao | http://agarotadalivrariia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, nem fala. Eu tinha parceria com a Novo Conceito no outro blog, então tenho muito livro deles lá em casa e quando comecei a receber, as capas eram lindas e maravilhosas. Mas teve uma época que a qualidade deles caiu muito mesmo. Algumas salvavam e acho que a Marina foi uma das autoras mais sortudas, porque o Azul da Cor do Mar também tem uma capa linda. O único livro dela que veio com a capa não tão boa foi o De Repente, Ana. Mesmo assim, eu já li o prólogo na Saraiva e caaaara, vale a pena ignorar a capa. hahaha

      Minha mania de realeza piorou quando eu li A Seleção. Quase morri quando a Kiera anunciou que vai lançar mais dois livros <3

      Amei te ver aqui, Lola!
      Bjs <3

      Excluir
  2. Ariel sua linda, amo seu blog.
    Comprei esse livro na Bienal e to DOIDINHAAAAAAAAAAAAAAA pra ler.
    Só to enrolando porque tenho uma lista interminável de livros HAHAHAHA mas vou ler loguinho.

    www.vodkaescarpin.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda é você, Fernanda! haha
      Olha, vale a pena, a Ana é um amorzinho! To louca pra ler a continuação (apesar de já ter ouvido falar que o primeiro livro é melhor). Vou comprar assim que der, de qualquer forma, hahaha

      Bjs :)

      Excluir