Resenha: A Aposta, Rachel Van Dyken - A Aposta #1


A Aposta - The Bet
Rachel Van Dyken
The Bet #1
Suma de Letras

Impulso da TPM. Foi isso que me fez trocar a hora de almoço no trabalho por uma visita demorada à livraria do shopping que tem lá perto. Rodei em busca de alguma coisa, qualquer coisa que saltasse aos meus olhos. Confesso que nem preço eu vi direito, só elegi dois entre os muitos que queria e trouxe para casa. Entre eles, o primeiro que li foi A Aposta, da Rachel Van Dyken. E fazia tempo que eu não lia algo que me fizesse lembrar o motivo dessa minha obsessão por livros e por sempre comprar e ler mais livros, por mais que não haja mais espaço físico para eles no meu quarto e por mais que eu já esteja apaixonada por mais personagens do que posso contar nos dedos. Porque é a história mais cliché de todas as histórias, e ainda assim me fez dar risadas em alto em bom som. No metrô e no ônibus. Já desisti de fazer as pessoas acharem que sou normal mesmo.

Então, A Aposta é a história de Kacey Jacob, Jake Titus e Travis Titus. Os três foram criados juntos e os dois irmãos sempre tiveram uma quedinha por Kacey, apesar de demonstrarem de forma diferente um do outro. Travis a atormentava em todos os momentos – não é à toa que ele ganha de Kacey o apelido de Satã – e Jake, sempre procurando protegê-la, se tornou seu melhor amigo. Kacey e Jake chegaram até a namorar no ensino médio e na faculdade, mas eles terminaram e a vida dela virou completamente de cabeça para baixo ao mesmo tempo (por motivos que devem ser descobertos no livro). Depois disso, nunca mais se falaram.

"- Não minta, Jake. Eu também me lembro de quando você sonhava em ter uma fazenda com galinhas. 
- Eu tinha 7 anos!
- Você era um fofo (...). Além disso... Eu te dei seu primeiro beijo. antes de todas as strippers.
- Fala baixo, Kace!
- Antes de você saber o que era beijo de língua - Ela riu - Kacey, Kacey, o que eu faço com a minha língua? - imitiu ela.
- Hilário. - Ele se ajeitou na cadeira e estalou o pescoço.
- A sensação é esquisita assim mesmo? - Ela continuou imitando Jake e caiu na gargalhada."

Entre os membros da família Titus, Kacey apenas manteve contato com a avó dos meninos, a quem sempre considerou como se fosse sua avó de verdade. A vovó (que não tem o nome citado na história) é, de longe, a melhor personagem do livro. Ela literalmente dita as regras e faz tudo a seu redor acontecer da forma como deseja. É por causa dessa avó de personalidade forte que Kacey é convencida a ir de Seattle, onde mora sozinha e é barista do Starbucks, de volta para Portland, cidade onde encontraria todos os fantasmas do passado de quem estava fugindo há anos. A vovó ficou doente e um dos seus últimos pedidos era ver Kacey novamente. Jake, que não é burro, a propõe um noivado de fachada na ocasião para que ele pose de bom moço na frente da família e dos acionistas da empresa que assumiu aos 21 anos e ela aceita.

Tudo se desenrola a partir daí. Kacey está num lugar para onde não queria voltar, fingindo estar noiva de um cara lindo, milionário e que não sabia manter o zíper das calças fechado, com medo de reencontrar o cara que a atormentou durante toda a sua infância e adolescência e recebendo todo o carinho familiar que não tinha há tempos. Para melhorar (ou não) a situação, Travis, a quem ela não via desde quando saiu de Portland, cresceu e continuou sendo absurdamente implicante, mas era um homem daqueles que tornavam impossível um simples desvio de olhar. Sem perceber, Kacey estava atraída pelo irmão do seu noivo de fachada. E a história só fica melhor: Os pais deles acham que ela está grávida.

"- Eu odeio ursos. - Travis se sentiu com 10 anos de novo. Kacey tinha perguntado porque ele estava chorando e ele respondera que era porque estava passando Ursinhos Carinhosos na TV de novo.
Naquele natal, ela comprou um Ursinho Carinhoso para ele.
Ele chorou.
De novo."

Eu juro que tentei, mas é impossível escrever uma resenha desse livro sem falar do pedaço de mal – ou bom – caminho que é Travis. Pra começar, esse nome. Que fique decretado aqui: todo Travis da ficção literária PRECISA ser absurdamente sedutor, bonito, sexy, inteligente, forte, lindo e eu já disse sexy? Consegui me apaixonar mais ainda pelo Travis Titus do que pelo Travis Maddox (e eu achei que isso nunca seria possível) porque, essencialmente, eles são bem parecidos. Mas o Titus é bem menos obcecado e doentio que o Maddox. De vez em quando, tudo o que você (no caso, Kacey) precisa é de um par de braços fortes pra te envolver, te ninar e te segurar até você acabar de chorar e se sentir totalmente segura naquele ninho, que mais parece uma fortaleza. E o Titus tinha isso de sobra. Afinal, um homem que era isso tudo e ainda assim morria de medo de ursos e dormia com um coelhinho de pelúcia por perto desde sempre era o que uma mulher como Kacey quer quando procura um amor: força e sensibilidade, juntos, mesclados na mesma medida num cara perfeito.

As falhas de Rachel estão mais na execução do que, efetivamente, na história. Em um número considerável de vezes eu tive que voltar o que estava lendo para descobrir efetivamente quem estava falando. Cada capítulo mostra o ponto de vista de um personagem, alternando entre Kacey, Jake e Travis, em terceira pessoa. Com o narrador não inserido na história, às vezes ela se perde na indicação de personagens. Uma coisa que me incomodou um pouquinho na história foram algumas atitudes um tanto infantis de Travis e Kacey, mas eu consegui ignorar isso tudo com o conjunto de tensão sexual e fofurice desse cara. Se algum dia eu encontrar um Travis fictício que não seja tão bom quanto esse e o outro, da Jamie, vou ficar seriamente frustrada.

Uma coisa maravilhosa sobre esse livro: ele é o primeiro volume de uma trilogia – amei essa história de vários new adults tendo continuações. The Wager e The Dare são os próximos e eu não vejo a hora de serem publicados aqui no Brasil (se demorarem muito vou me render à Amazon e comprar para o Kindle em inglês). Não vou contar os detalhes aqui porque as sinopses deles dão spoilers do primeiro livro, mas se você quiser ler em inglês, o Goodreads tem aqui e aqui.

"- Onde você esteve por toda a minha vida?
- Em casa. Estive em casa esperando por você"

Nenhum comentário:

Postar um comentário