Resenha: Os 13 porquês, Jay Asher

*resenha dedicada ao Rodrigo, que não pensou duas vezes em me dar o livro ao ver meu surto na Saraiva. Obrigada ♥

Nome: Os 13 Porquês
Título Original: 13 Reasons Why
Autor: Jay Asher 
Editora: Ática
♥♥♥♥
Skoob


Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.



Imagine-se no ensino médio. Pense em seus amigos. Imagine que um desses amigos comete suicídio. Agora pense que esse "amigo" é uma menina e que você sempre foi apaixonado por ela. Esse é o dilema de Clay Jensen em Os 13 Porquês.

Num dia qualquer, Clay chega em casa da escola e encontra um pacote com fitas cassetes numeradas de 1 a 13. Ao começar a ouvir, ele se surpreende com a voz de Hannah Baker, sua colega de classe por quem sempre foi apaixonado. E mais: ele descobre ter sido um dos motivos pelos quais Hannah se suicidou. E daí para a frente só piora...

"Olá meninos e meninas. Quem fala aqui é Hannah Baker. Ao vivo e em estéreo. Sem promessa de retorno. Sem bis. E, desta vez, sem atender aos pedidos da plateia. Espero que vocês estejam prontos, porque vou contar aqui a história da minha vida. Mais especificamente, por que ela chegou ao fim. E, se estiver escutando estas fitas, você é um dos motivos." 

Ao longo das 13 fitas, Hannah explica claramente os acontecimentos e as pessoas que a levaram a tomar a decisão de se matar. Ela deixa claro que não foram os únicos, mas sim os mais significativos. O efeito bola de neve, como ela mesma descreve, começa em seu primeiro beijo. Depois disso, algumas mentiras formaram boatos e dos boatos, surgiu uma reputação. E como a própria Hannah diz, o ruim de se ter uma reputação, é que as pessoas começam a agir de acordo com ela. E foi exatamente isso que fez Hannah Baker tirar a própria vida.

Entre os porquês, Hannah passou por maus bocados. A cada fita que ouve, a revolta de Clay aumenta. A cada nome que aparece numa fita nova, mais perto de Hannah e de seus verdadeiro motivos ele fica. Consequentemente, mais atordoado e intrigado, querendo saber onde se encaixava naquela lista.

" - Você não precisa cuidar de mim, Clay.

Mas eu precisava, sim, Hannah. E queria. Eu podia ter ajudado. Mas quando tentei, você me empurrou para longe. 

Quase posso ouvir a voz de Hannah falando o que estou pensando: 'Então, por que você não tentou com mais insistência?' ".

Os 13 Porquês é um daqueles livros que não podem ser muito detalhados em resenhas porque qualquer spoiler acidental pode acabar com todo o mistério da história - apesar de todos nós sabermos desde o início que Hannah morreu.

A narrativa é dupla e em primeira pessoa. Ao mesmo tempo, lemos a história de Hannah contada por ela mesma e as reações de Clay. Não se surpreenda se em algum momento a sua reação for igual a dele, porque é normal. Os 13 Porquês é incrivelmente bem escrito e bem pensado. A pesquisa por trás da história é perceptível a cada página e a forma como Jay abordou o tema delicado que é o suicídio nos faz pensar que esse tipo de coisa é mais comum do que parece.

"Naquele exato momento, meus pensamentos sobre o mundo ficaram abalados. 

Como se estivesse dirigindo por uma estrada acidentada e perdesse o controle do volante, sendo jogada - só um pouquinho - para fora da pista. As rodas levantam poeira, mas você consegue puxar o carro de volta. Mesmo assim, não importa que esteja segurando bem firme no volante, não importa o quanto esteja se esforçando para guiar em linha reta, algo fica empurrando você para o lado. Você já não tem quase mais nenhum controle sobre nada. E, a certa altura, a luta se torna excessiva - cansativa demais - e você considera a possibilidade de largar tudo. De deixar acontecer uma tragédia. ou seja lá o que for. 

3 comentários:

  1. Gente, não posso com esses livos bons onde pessoas morrem. Não posso me apegar a mais personagens mortos.

    ResponderExcluir
  2. Assim que li a sinopse, já quis muito o livro! Entrando para a minha lista de desejados e muito.
    Sis, confessa que quando você leu lembrou de mim, vai? Haha.
    A história parece ser muito linda, mesmo. E eu amo histórias que me fazem chorar e pensar na vida até.
    O melhor amigo de uma amiga se suicidou, no ensino médio, só de pensar isso, a gente já fica mal, né?!
    Parabéns pela resenha sem spoiler e obrigada, hihi.

    Beijos,
    Hannah - Secrets of Book.

    ResponderExcluir
  3. HAHAHA, lembrava de você a todo momento, apesar da Hannah Bakes ser MUITO diferente da Hannah Monise, hahaha

    ResponderExcluir