Resenha: Bruxos e Bruxas, James Patterson


Nome: Bruxos e Bruxas 
Título Original: Witch and Wizard
Autores: James Patterson e Gabrielle Charbonnet
Editora: Novo Conceito
♥♥♥
Skoob
Recomendo: (x) Sim (  ) Não

Sinopse: No meio da noite, os irmãos Allgood, Whit e Wisty, foram arrancados de sua casa, acusados de bruxaria e jogados em uma prisão. Milhares de outros jovens como eles também foram sequestrados, acusados e presos. Outros tantos estão desaparecidos. O destino destes jovens é desconhecido, mas assim é o mundo sob o regime da Nova Ordem, um governo opressor que acredita que todos os menores de dezoito anos são naturalmente suspeitos de conspiração. E o pior ainda está por vir, porque O Único Que É O Único não poupará esforços para acabar com a vida e a liberdade, com os livros e a música, com a arte e a magia, nem para extirpar tudo que tenha a ver com a vida de um adolescente normal. Caberá aos irmãos, Whit e Wisty, lutar contra esta terrível realidade que não está nada longe de nós.

Confesso que me decepcionei um pouquinho com esse livro. Depois de toda a divulgação que a Novo Conceito fez, eu esperava mais. Ainda mais de um livro do James Patterson. Mas não me entendam mal... A história é boa, o livro é bom. Mas é meio clichê. E muitas pessoas hã de concordar comigo que clichê romântico todo mundo aguenta. Agora, clichê sobrenatural, é um pouquinho mais difícil de descer. Mas vamos ao que interessa.

"A enfermeira-chefe estava vindo a passos largos em nossa direção, segurando uma arma paralisante ao nível de seus olhos. 
- Falta! - ela berrou. Falta?E, sem nenhum aviso prévio, ela me deu o maior choque. 
Eu mal sabia o que tinha acontecido, mas caí e os baldes tombaram e rolaram. 
- Quatro minutos e seis segundos! - a enfermeira-chefe gritou. - Nada de comida! Nada de água!
Ela levou os baldes embora enquanto eu babava no chão."

Para começar, a Nova Ordem é uma nova forma de governo que dominou o mundo. Basicamente, eles acreditam que todas as pessoas com menos de dezoito anos são criminosos apenas por serem jovens. Com uma forma de governo autoritária, eles pretendem que o mundo seja completamente regrado. Sem artes, sem música, sem demonstrações públicas de afeto. Sem chicletes. 

Com Whitford e Wisteria Allgood, as coisas são um pouco diferentes. Além de serem adolescentes e terem nomes de remédio, eles são bruxos. Tudo bem, no início do livro eles não sabem disso, mas não demoram muito a descobrir, já que a primeira coisa que acontece com a menina rebelde e com o menino de porte atlético é ser sequestrado pela Nova Ordem. Depois disso, eles são colocados num lugar aparentemente à prova de magia e ficam lá até conseguirem fugir. Falar mais que isso sem dar spoilers é basicamente impossível... E as coisas devem ser descobertas naturalmente.

É legal acompanhar eles dois descobrindo os poderes e o que podem fazer com eles. Em certo ponto, a narrativa é até um pouco engraçada.

Agora, vamos aos motivos da minha decepção: 1) Capítulos muito curtos. E quando eu digo isso, quero deixar registrado que o maior capítulo do livro teve três páginas. Só três. Os cortes repentinos atrapalharam na fluidez da história e tornaram a leitura mais cansativa. Se as mudanças de capítulo girassem em torno da troca de narrador e da mudança de "assunto", como acontece normalmente, ele seria potencialmente melhor. 2) Linguagem "estranha". Não sei se isso foi um problema de tradução ou também está assim no original em inglês, mas algumas gírias que foram colocadas no livro não soaram bem na linguagem escrita. Causaram estranhamento a mim enquanto leitora e acredito que não tenha sido a única. 3) Tema mal explorado: Ok, eu sei que esse é o livro introdutório de uma trilogia e que os primeiros sempre tendem a ser mais "básicos", mas com o tema que James e Gabrielle tinham em mãos, podiam ter criado uma mitologia um pouquinho mais rica de detalhes e aprofundado um mais nesse livro. 4) Rapidez nos acontecimentos: Além do tamanho dos capítulos, a sucessão de acontecimentos relativamente grandes e importantes um atrás do outro também foi um fator para dificultar a fluidez da leitura. 

Apesar disso tudo, em determinado momento, o livro dá uma guinada e você consegue terminá-lo e ficar com vontade de ler a continuação logo, simplesmente para saber o que vai acontecer depois do final. É por isso que ainda assim, apesar de relutar um pouquinho, eu recomendo o livro. Mas não crie expectativas baseadas no marketing que foi feito em cima dele, porque a única coisa que corresponde esse nível é a capa do livro, que está impecável. Fora isso, você pode se frustrar, assim como eu.

"Eles têm medo de nós, eles têm medo de tudo. 

Eles têm medo de mudança e nós precisamos mudar. 
Eles têm medo dos jovens e nós somos os jovens."

4 comentários:

  1. Aquele momento em que todas as minhas expectativas vã por água abaixo.
    Só nos resta dar parabéns aos publicitários, é isso? RSrsrs!

    ResponderExcluir
  2. Dei risada com o nome de remédio, AEUAHEUHAE :P

    Poxa vida, eu comprei o livro e agora li a sua resenha, e acho que vou enrolar pra começar a ler, hahahah. Tem tanta coisa boa nessa vida pra ler, né.

    Beijão!

    Raquel
    www.pipocamusical.com.br

    ResponderExcluir
  3. Publicitários estão sim, de parabéns, Natascha! Raquel, se você quiser ler um ou dois livros antes... Vai ser melhor, haha. Mas não deixa de ler, a história é boa. De repente melhora no próximo :)

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Parece ser muito legal, acho que os alunos de nossa escola vão gostar deste livro. Vou ver se consigo um.
    ABraços

    ResponderExcluir