Faroeste Caboclo




Nome: Faroeste Caboclo
Ano: 2013
Diretor: René Sampaio
Com: Fabrício Boliveira, Ísis Valverde e Felipe Abib
♥♥♥♥
Adoro Cinema
Recomendo: (x) Sim (  ) Não 


João (Fabrício Boliveira) deixa Santo Cristo em busca de uma vida melhor em Brasília. Ele quer deixar o passado repleto de tragédias para trás. Lá, conta com o apoio do primo e traficante Pablo (César Troncoso), com quem passa a trabalhar. Já conhecido como João de Santo Cristo, o jovem se envolve com o tráfico de drogas, ao mesmo tempo em que mantém um emprego como carpinteiro. Em meio a tudo isso, conhece a bela e inquieta Maria Lúcia (Ísis Valverde), filha de um senador (Marcos Paulo), por quem se apaixona loucamente. Os dois começam uma relação marcada pela paixão e pelo romance, mas logo se verá em meio a uma guerra com o playboy e traficante Jeremias (Felipe Abib), que coloca tudo a perder.


"Não tinha medo, o tal João de Santo Cristo."

Depois de ter me decepcionado com Somos Tão Jovens, saí do cinema após a sessão de Faroeste Caboclo com a sensação de que Renato Russo foi devidamente homenageado dessa vez. Assistir a um filme já sabendo o que vai acontecer no final é uma experiência diferente, porque te faz pensar no decorrer da história de uma forma diferente. Nesse caso, a cada acontecimento, eu ia cantando um pedaço da música e encaixando as peças.

O filme nos dá a oportunidade de perceber a profundidade da história de João. Pelo menos foi o que aconteceu comigo. Ouvi Faroeste Caboclo pela primeira vez quando tinha uns oito anos - sim, eu era dessas crianças precoces - e desde então, confesso que não tinha parado para refletir exatamente sobre a história contada ali. Se você nunca ouviu dê play aqui embaixo em que mundo você vive? :


"Eu não tinha nada a perder. Por isso eu não tinha medo" 

Como em toda adaptação, o filme teve algumas coisinhas diferentes da música, mas nada que comprometesse o sentido da história original. A maioria das mudanças foram só na ordem dos acontecimentos, nada de muito sério.

Depois do tema, o maior destaque do filme foi a atuação. Juro que não botei muita fé na química entre Fabrício Boliveira e Ísis Valverde, mas eles dois deram vida a João e Maria Lúcia exatamente como se imagina ao ouvir a música. Renato Russo ficaria orgulhoso. A fotografia do filme também chamou a minha atenção. Durante todo o filme, os elementos estavam uniformes e formavam um conjunto "na medida". Nada demais e nada de menos.

Incomum: Faroeste Caboclo é o único filme que eu já assisti no cinema em que todas as pessoas da sala ficaram durante os créditos por causa da música.

"Às vezes a gente tem que matar algumas coisas pra poder plantar, regar e nascer de novo"

Um comentário:

  1. Own! Eu pre-ci-so assistir isso logo. Sinto que sacrificarei algumas aulas essa semana. Apenas sinto.
    Espero que eles não roubem minhas ideias e sai montando filmes de todas as músicas que eu amo. Srsrs!

    ResponderExcluir