Resenha: Starters, Lissa Price - Starters #1



Nome: Starters
Título Original: Starters
Autora: Lissa Price
Editora: Novo Conceito
♥♥♥♥♥
Skoob

Sinopse: Seu mundo mudou para sempre. Callie perdeu os pais quando as guerras de Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha. A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbador em Berverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como o Old Man. Ele aluga adolescentes para alugar seus corpos aos Terminais — idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver concorda em ser uma doadora. Mas o neurochip que colocam em Callie está com defeito e ela acorda na vida de sua locadora, morando em uma mansão, dirigindo seus carros e saindo com o neto de um senador. Parece quase um conto de fadas, até Callie descobrir que sua locatária pretende fazer mais do que se divertir — e que os planos de Prime Destinations são tão diabólicos que Callie nunca podia ter imaginado...

“Descobrir que sua inquilina é uma assassina é um excelente inibidor de apetite. E que você provavelmente será morta, também.”

Depois que li Starters, confirmei definitivamente minha paixão por distopias. Callie Woodland entrou para o meu hall de protagonistas preferidas, depois de Katniss Everdeen de Jogos Vorazes e ao lado de Juliette Ferrars, de Estilhaça-me.

Como as outras distopias citadas acima, Starters se passa no futuro. Nos Estados Unidos relatados por Lissa Price, os habitantes são classificados como Starters da infância até atingir a maior idade, aos 19 anos, Mediais em sua vida adulta e Enders na terceira idade.

A Guerra dos Esporos foi uma espécie de Terceira Guerra Mundial, onde os Estados Unidos foram atacados com produtos químicos que tinham o objetivo de aniquilar todos os habitantes, mas os Starters e Enders eram vacinados contra esses produtos, então só os Mediais foram aniquilados. Todos os Mediais. Os Starters que tinham algum Ender na família passaram a ser criados por eles. Os que não tinham, passaram a viver nas ruas, fugindo constantemente dos Inspetores que podem levá-los para as Instituições, que são espécies de cadeias para Starters... É preferível morrer a entrar numa Instituição dessas.

Callie Woodland é uma dessas Starters abandonadas. Ela, seu irmão de 7 anos, Tyler e seu vizinho, Michael, passaram a viver, ou melhor, sobreviver, juntos. Tyler tem uma doença pulmonar gravíssima e vivendo sob as condições que tem a cada dia se aproxima mais da morte. Callie precisa de dinheiro para comprar remédios para Tyler, mas existe uma lei que diz que Starters como ela não podem trabalhar antes de completar a maior idade porque os Enders vivem cada vez mais e precisam trabalhar para se sustentar. Mas Tyler não aguentaria três anos fugindo de prédio em prédio... Então ela toma uma decisão. Vai conseguir dinheiro da única forma possível para alguém da idade dela, na situação dela. Não que seja uma forma legal – ainda – mas ela se associa à Prime Destinations.

O que é a Prime Destinations? Uma empresa que faz contratos com Starters para que esses aluguem seus corpos para inquilinos Enders. O objetivo? Que esses Enders possam ter a experiência de viver a juventude outra vez, nem que seja por um curto intervalo de tempo. O preço para os Enders? Dinheiro. Muito dinheiro. O preço para os Starters? Um tempo com seu cérebro desligado de seu corpo, a completa falta de lembranças desse tempo depois que acorda e uma quantidade de dinheiro suficiente para fazer com que esses Starters abandonados cogitem a possibilidade de alugar seus próprios corpos.

Acontece que o dono da Prime Destinations, o Velho, tem objetivos muito maiores a serem cumpridos... E Callie vai tentar impedí-lo.

Como em todo livro voltado para o público jovem, Starters também tem romance, numa quantidade extremamente bem dosada, sem atrapalhar o andamento da história ou ficar forçado. Ponto para Lissa. Dessa vez, o triângulo amoroso fica por conta de Callie, Michael e Blake, o neto de um senador que Callie conhece em um de seus alugueis. Mas no decorrer da história, ela pode descobrir que Blake não é só um simples menino que ela conheceu em uma boate... Não mesmo.

Starters é narrado em primeira pessoa, sob o ponto de vista de Callie e apesar da ação, é uma narrativa fácil de levar e entender. Callie não é uma personagem confusa, nem quando ouve vozes em sua cabeça.

Pela primeira vez, eu li um livro e não consegui definir meu personagem preferido... O que concorria a esse posto com dez pontos na frente dos outros teve certo impasse no final... E, bem, vocês vão ter que ler o livro para descobrir.

Como a capa do livro diz, “Fãs de Jogos Vorazes vão adorar” e não é mentira. Recomendo a todas as pessoas que curtem JV e o estilo distópico. Falando em capa, vale ressaltar que a capa de Starters é muito bem feita... Gosto de capas que têm alguma coisa relacionada à história do livro, e essa o faz.

“Será que Blake me odiava? Examinei seu rosto, tentando encontrar a resposta.

Foi quando percebi um detalhe. Seu prendedor de gravata.
Era a presilha em forma de baleia que estava em meu sapato. Ele retirara do sapato que deixei para trás no Music Center e decidi usá-la como prendedor de gravata. Isso significava que, independente do que soubesse, ou não soubesse, ele não sentia raiva de mim”


Um comentário:

  1. Apenas esperando pra ler o Enders. u_U
    Só isso que digo. Rsrsrs!
    Beijos, chuchu!

    ResponderExcluir