Resenha: Métrica, Colleen Hoover, Slammed #1


Métrica/Slammed
Colleen Hoover <3 
Galera Record
♥♥♥♥♥+♥

Já faz um tempinho que eu abri as portas do meu coração e da minha vida pra Colleen Hoover entrar e foi com esse livro que, de uma vez só, ela fincou a barraca e montou acampamento fixo por aqui. E pela minha lista de livros e personagens preferidos também, porque sim.

Layken Cohen é uma adolescente de 18 anos que, após a morte repentina do pai, tem que se mudar com sua mãe, Julia e seu irmão mais novo, Kel, do Texas para Michigan. Chegando lá, Lake e Kel conhecem Will e Caulder, seus vizinhos da frente. Will tem 21 anos e Caulder, tem sete. Ele e Kel viram melhores amigos imediatamente e isso faz com que Will e Lake se aproximem e se apaixonem quase instantaneamente.


“– Não me faça implorar – digo.
- Você já está implorando! – Ele para por uns instantes, depois afasta o braço dos meus ombros e se inclina para a frente. – Tá bom, tá bom. Mas vou logo avisando, foi você quem pediu. (...)
- Qual o nome do seu poema hoje, Will? – pergunta o apresentador.
- “Morte” – responde Will, olhando diretamente para mim”

Eles dois tinham literalmente tudo para dar certo. Até que no primeiro dia de aula de Lake, eles descobrem que a ligação entre eles não existe apenas por causa da vizinhança: Will é professor de sua escola e todos os sentimentos que eles deixaram florescer e mal puderam desenvolver, tiveram que ser ignorados e deixados de lado. Até aqui, é fácil pensar que essa é só mais uma história de amor adolescente bobinha em que o professor e a aluna se apaixonam, ele é demitido e eles podem ficar juntos depois disso. Mas Métrica não é assim. E Colleen Hoover não é tão boazinha quanto parece.

Uma revelação bombástica e uma série de acontecimentos dramáticos fazem com que Will e Lake fiquem próximos, por mais que tentem resistir um ao outro. Ele não pode arriscar o emprego e ela, não pode arriscar a graduação no ensino médio. E eu não posso falar mais nada porque realmente desejo que você, querido leitor, tenha a mesma surpresa que eu tive ao ler (já falei demais aí em cima).


Os poemas são bem presentes na história e todos eles dão os toques emocionais necessários aos momentos em que aparecem. Sejam os mais suaves ou os mais agressivos, todos são incrivelmente bem escritos e lindos, cada um a sua maneira. Mesmo assim, acredito que eles façam mais sentido em inglês, da forma como foram escritos e pensados do que em português. As rimas devem funcionar melhor assim. Na primeira oportunidade que tiver, pretendo ler Slammed e avaliar esse pedaço.

Métrica tem um ritmo ótimo e uma narração em primeira pessoa sob o ponto de vista de Lake bem fluida, super suave e fácil de acompanhar (eu o li em 14 horas – só porque precisei parar por algumas delas). Os personagens são bem construídos e desenvolvem bem seu papel dentro da trama. Layken não é a mocinha exageradamente confusa e cheia de complexos. Will (que acabou de se tornar meu último marido literário) é um dos personagens mais doces, sensíveis e fortes que eu já tive o prazer de ler. Kel é a criança fofa que nos faz acreditar na humanidade e dar boas risadas da inocência incomum nos dias de hoje. E Eddie... Eddie é a melhor amiga e, possivelmente, a parte mais cliché dessa história. Mas não é o clichê de uma forma ruim, pelo contrário, ela é incrível de um jeito que você não espera na primeira vez em que ela aparece.

Esse foi o primeiro livro de Colleen que eu li e, quando terminei, não via a hora de começar a ler outros. A forma como ela descreve as passagens da história me faz pensar que, se ela e Jamie McGuire, autora de Belo Desastre, se juntassem para colaborar num livro, as duas criariam um mocinho quase tão sedutor, romântico e irresistível quanto Darcy, de Jane Austen.

Recomendo Métrica para quem já é fã do gênero NA, o New Adult, e para quem ainda não conhece mas tem vontade de ser iniciado nesse meio, porque entre todos os que já li desse estilo, esse foi o mais suave em questões como sexo, drogas e bebida. A leitura vale a pena e te faz querer viver em Michigan, junto com eles. Eu ainda estou lutando comigo mesma para acreditar que Will e Lake são apenas personagens e que os slams (eventos de poesia do livro) não existem de verdade.


“Toda mulher deve ser capaz de responder três perguntas antes de se comprometer com um homem. Se disser “não” a qualquer uma das três, saia correndo. (...) Ele a trata com respeito o tempo inteiro? Essa é a primeira pergunta. A segunda é: se, daqui a vinte anos, ele fosse exatamente a mesma pessoa que é hoje, você ainda se casaria com ele? E, finalmente, ele faz com que você queira ser uma pessoa melhor? Se conseguir responder “sim” às três em relação a uma pessoa, então encontrou um homem decente”

4 comentários:

  1. Li métrica e Pausa e adorei. Personagens cativantes, né? Agora falta o "essa garota" :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pausa consegue ser melhor que Métrica. Ver o Will contando a história foi ó, <3 muito amor, hahaha

      quando "essa garota" sair no Brasil, eu compro na pré venda até, vdd

      Excluir
  2. Já li Métrica, mas não sei o que há comigo, simplesmente não achei tão maravilhoso haha é bom, passa uma mensagem bonita no final, mas não me cativou tanto. Achei meio previsível, sabe? Todos os fatos que aconteceram eu simplesmente sabia que iam acontecer, e acho que isso tirou um pouquinho da graça. Enfim, gostei da sua resenha, e pretendo dar uma chance ao Pausa em breve ;)
    Só um detalhe: Como eu queria que o Slam fosse real! Hahaha Meu Deus! Eu me apaixonei por essa forma de poesia, queria tanto que existisse!

    Beijos
    Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      Cara, tem gente que simplesmente não conecta tanto com o livro, né? Eu sempre me preparo pra clichês, haha, de repente, por isso, eu achei tão maravilhoso (ou porque eu amei a escrita da Colleen e ela virou minha preferida depois desse livro). E sim, os slams são maravilhosos! Eu não sei escrever poemas e fiquei cheia de vontade de aprender depois dos slams, hahaha.

      Beijos :)

      Excluir