Resenha: If I Stay, Gayle Forman - If I Stay #1


If I Stay
Gayle Forman
Definitions

Em qual momento dos últimos anos os dramas adolescentes deixaram de ser aquelas coisinhas rasas e sem sentimento para virar... Isso? Desde A Culpa é das Estrelas, eu não tinha lido nada que mexesse tanto comigo dessa forma como foi com If I Stay. No caso, a emoção ainda foi dupla porque esse foi um dos primeiros livros em inglês que eu consegui terminar lendo bem, sem perder parte da história por não ter entendido.

Mia é o exemplo de pessoa que faz da vida algo que estava quase destinada a fazer. Seus pais são super apaixonados por música desde sempre e se conheceram, primeiramente, por causa disso. A única diferença é que eles são loucos por punk rock e ela é violoncelista, apaixonada por música clássica desde sempre. Seu namorado, Adam, também é músico e toca guitarra e canta em uma banda, a Shooting Star. Acho que se essa história tivesse uma trilha sonora, ela seria absurdamente maravilhosa.

"I'm not sure this is a world I belong anymore. I'm not sure that I want to wake up"

Num dia de folga provocado pela neve, os pais de Mia decidem visitar alguns amigos e é aí que se dá a primeira reviravolta da história. Eles sofrem um acidente de carro e seus pais morrem na hora. Mia e seu irmão mais novo, Teddy, são transferidos para hospitais diferentes. A partir daí, nós acompanhamos a história através dos olhos de uma Mia "não-física", expectadora de tudo o que está acontecendo com ela mesma e descobrimos sobre seu passado através de suas lembranças. Conhecemos seus complexos emocionais, suas crises e seus dias felizes enquanto ela pesa todos esses acontecimentos e descobre que a decisão de ir ou ficar só pode partir dela.

"It feels like some kind of cosmic coincidence. I concentrate on the notes, imagining myself playing, feeling great for this chance to practice, happy to be in a car with my sonata and my family. I close my eyes"

Acho que o que mais me encantou em If I Stay foi a intensidade e força das relações interpessoais da Mia. Com Adam, ela vive o tipo de amor puro que faz a gente suspirar só de olhar. Com seus pais, o amor é incondicional, sem reservas, receptivo. Com seu irmão, é a coisa mais linda do mundo. Com seus avós, é uma extensão do amor que tem pelos pais. Com Kim, sua melhor amiga, é indestrutível. Com os amigos de seus pais, Henry e Willow, com certeza, o amor é o familiar que não vai deixar ela ficar sozinha depois desse acidente.

Não há como negar, é uma história absurdamente emocionante. Me peguei numa montanha russa sentimental várias vezes enquanto lia: às vezes ria, às vezes chorava, às vezes me desesperava. E definitivamente quero ler Where She Went, a continuação, para saber o que acontece depois do final.

"Adam is mumbling something now, In a low voice. Over and over he is saying: please. Please. Please. Please. Please. Please. Please. Please. Please. Please. Finally, he stops and looks at my face. 'Please, Mia,' he implores. Don't make me write a song."

Gostei bastante da levada de Gayle ao contar a história de Mia. Apesar de não ter o costume de ler em inglês, pude perceber que não foi uma narrativa cansativa e nas vezes em que precisei parar e reler alguma coisa, foi por causa das minhas barreiras com o idioma mesmo, não por conta do nível literário dela.

Essa semana If I Stay estreia nos cinemas aqui do Brasil com o título Se Eu Ficar (eu quero comprar a versão em português com a capa do filme porque sou apaixonada pela Chloë) e depois de ler, não tem como simplesmente ignorá-lo em cartaz. Quero ir correndo para o cinema, de preferência com uma companhia que se responsabilize por cuidar de mim quando eu tiver um ataque por causa do final. Sempre acontece. Sempre.

2 comentários:

  1. Nossa, que coragem ler em inglês. Mesmo sabendo não deve ser fácil. Adorei a história, me lembrou o filme "O som do coração", o fato desse envolvimento com a música! Eu li sua resenha todinha e só vim perceber que se trata do livro "Se eu ficar", no final hsuahsuahsuahsuah. Também estou ansiosa pra ler e assistir! :)
    Bj
    http://www.tendadoslivros.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daiana! Olha, essa coragem de ler em inglês veio aos poucos. Li uns continhos, comecei relendo em inglês uns livros que já tinha lido em português, até que peguei I Heart New York há pouco tempo e suei a camisa pra entender. Com If I Stay foi mais simples (talvez porque a autora seja um pouco melhor, haha). Se tiver vontade, faça isso! haha

      Sim, a relação com a música lembra muito O Som do Coração e eu to louca pra saber como traduziram isso no filme.

      Bjs :))

      Excluir