Resenha: O Ladrão de Raios – Percy Jackson e os Olimpianos #1, Rick Riordan


Título: O Ladrão de Raios 
Título Original: The Lightning Thief
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
♥♥♥♥


Sinopse: Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.

O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.


Um belo dia, estava eu na internet fazendo alguma coisa útil quando vi no twitter alguém em surtos: “Box de Percy Jackson e os Olimpianos em promoção no Submarino!” e não aguentei. Há algum tempo (na época em que o primeiro filme foi lançado, para ser mais exata) eu li O Ladrão de Raios, mas como não continuei a série, prensei que valia a pena comprar para ler tudo. E foi o que fiz. Podia ter começado direto de O Mar de Monstros já que já tinha lido o primeiro, mas não o fiz por dois motivos: 1 – queria relembrar os detalhes, uma vez que quando pensava em Percy Jackson tudo o que me vinha na mente era o filme que é MUITO diferente do livro; 2 – queria ler de novo o início da série, porque lembro de ter gostado bastante na primeira vez em que li (apesar dessa saga ser leitura indicada para pessoas mais novas que eu).

Percy Jackson é um menino de 12 anos que tem déficit de atenção e é disléxico. Por isso, suas notas e seu comportamento não são dos melhores e ele vive sendo expulso de várias escolas. As coisas começam a “fazer sentido” para Percy quando ele descobre que não é um humano normal, mas sim um meio sangue (meio deus/meio humano).  

“– Está determinado – anunciou Quíron.

Por toda a minha volta, os campistas começaram a se ajoelhar, até mesmo os do chalé de Ares, embora não parecessem muito felizes com isso.
– Meu pai? – perguntei, completamente perplexo.
– Poseidon – disse Quiron. – Senhor dos Terremotos. Portador das Tempestades. Pai dos Cavalos. Salve, Perseu Jackson, Filho do Deus do Mar”

Acontece que os deuses da mitologia grega vivem se apaixonando por humanos e tendo filhos com eles. Alguns desses meio sangues nunca descobrem suas verdadeiras origens. Outros, por sua vez, as descobrem e vão parar num peculiar acampamento de verão, onde aprendem a lutar e a sobreviver em batalhas e são treinados para serem heróis. Ao chegar lá, Percy conhece Annabeth Chase, uma filha de Atena. Ela e Grover, seu amigo sátiro (meio bodes/meio humanos), vão com Percy na missão em que ele é designado logo depois de ser reconhecido como filho de Poseidon, o deus dos mares, um dos Três Grandes (os outros dois são Zeus, deus dos céus, e Hades, deus do submundo).

A arma mais poderosa de Zeus, o raio mestre, foi roubado e ele acredita que Percy, seu sobrinho, o tenha feito em nome de Poseidon. A única forma de reverter isso é devolvendo o raio a Zeus, mas para isso Percy deve atravessar os Estados Unidos enfrentando monstros e encarando deuses em duas semanas. Caso não consiga uma guerra entre os deuses do Olimpo vai começar e, para os seres humanos, ela vai ser a Terceira Guerra Mundial.

Relendo O Ladrão de Raios, eu percebi, hoje com outros olhos, porque Rick Riordan é tido como um dos maiores autores da atualidade. A história criada por ele em cima da mitologia grega é fantástica e muito bem construída, sem deixar furos aos mitos originais. Esse livro é uma aula de mitologia grega dada de forma leve e divertida, com aprendizagem instantânea (acredito que os outros também sejam assim).

Como a história de Percy Jackson é voltada para um público juvenil, os valores de amizade, lealdade e família passados por ele também devem ser levados em consideração.

Foi um bom livro para me tirar da ressaca literária causada pela minha última leitura e é super recomendado. Não vejo a hora de pegar logo O Mar de Mostros e continuar a saga de Percy Jackson.

“– A obediência não lhe vem naturalmente, não é?

– Não... senhor.
– Devo ter alguma culpa por isso, imagino. O mar não gosta de ser contido.”

7 comentários:

  1. Olá! Acho que sou a única no mundo que não leu esse livro. Meu Deus!!! Mas a fila é tão grande, não sei o que fazer, rs...

    Abraços, Isabela.

    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Quem tá na fila levanta a mão o/
    Adorei! Quero ler, e você sabe! Aliás, a primeira vez que assisti PJ foi na sua casa, srrss! Tens o dever de me a luz. Apenas! u_U

    ResponderExcluir
  3. Ai, olha ela querendo usurpar meus livros! HAHAHAH

    Isabela, leia assim que puder, é bem legal, hihi

    Erika, sabia que você ia curtir :)

    ResponderExcluir
  4. Assisti ao filme mas ainda não li nenhum dos livros. Espero conseguir ler o meu primeiro da série ainda este ano rs.
    Estou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não li ainda este livro, e não sei porque, não tenho muita vontade!!
    Adorei a resenha.
    Vou tentar lê-lo qualquer dia, se bem que vai demorar um pouco

    Beijos,
    Marcela.
    http://ocantinholiterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Ariel! (que nome liiindo *--*)
    Encontrei teu blog por acaso, procurando resenhas de PJ (queria saber se só eu não tinha gostado do livro), e mesmo que tua resenha seja Pró Rick Riordan, eu gostei dela e gostei da tua escrita. Já estou seguindo teu blog õ/

    Beijoca ;**
    @pirulitolimao | http://agarotadalivrariia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir