Cidade dos Ossos


Título: Os Instrumentos Mortais - Cidade dos Ossos
Título Original: The Mortal Instruments - City of Bones
Diretor: Harald Zwart
Roteirista: Cassandra Clare
Elenco: Lily Collins, Jamie Campbell Bower, Robert Sheehan, Kevin Zegers, Jemima West
♥♥♥♥
Adoro Cinema
Recomendo: (xxxx) Sim (  ) Não

Sinopse: Clary Fray (Lilly Collins) presenciou um misterioso assassinato, mas ela não sabe o que fazer porque o corpo da vítima sumiu e parece que ninguém viu os envolvidos no crime. Para piorar a situação, sua mãe desapareceu sem deixar vestígios e agora ela precisa sair em busca dela em uma Nova Iorque diferente, repleta de demônios, magos, fadas, lobisomens, entre outros grupos igualmente fantásticos. Para ajudá-la, Fray conta com os amigos Simon (Robert Sheehan) e o caçador de demônios Jace Wayland (Jamie Campbell Bower), mas acaba se envolvendo também em uma complicada paixão.


"Todas as histórias são verdadeiras"

Na última quarta-feira, dia 21, a adaptação cinematográfica do livro de Cassandra Clare estreou no mundo todo. Eu li Cidade dos Ossos há uns meses e resenhei aqui no blog. Fui ao cinema com toda a história do livro na cabeça e confesso que não saí arrependida. Muitas críticas pela internet estão dizendo que Cidade dos Ossos veio para tomar o lugar de Crepúsculo nos corações adolescentes e eu devo concordar. Mas como fã da saga de vampiros de Stephenie Mayer, devo admitir que o primeiro filme de The Mortal Instruments  foi bem melhor que o de Twilight. 

A Clary de Lily Collins foi super bem construída. Tudo bem, adicionaram umas falas inexistentes no livro que podiam ter sido evitadas, mas no geral, ela ficou bem parecida com a personagem do livro. Clary é a típica protagonista de filme adolescente que dá de cara com uma mudança gigante na vida de uma hora para a outra, mas quem não gosta de um clichê? No caso dela, a mudança não foi pequena. Ela descobriu ser uma Caçadora de Sombras (shadowhunter) - e uma das mais poderosas - depois que sua mãe sumiu misteriosamente e ela encontrou seu apartamento destruído. 



É nesse momento que Jace Wayland entra na história dela. Sendo um shadowhunter (não consigo usar o termo em português, desculpa) mais experiente, ele se torna um protetor para Clary e a ajuda na transição para seu novo mundo (e na caça pela sua mãe). O romance deles dois começa devagar, mas logo ganha a atenção e a torcida dos espectadores. O triângulo formado por eles dois e Simon, o melhor amigo de Clary é mais um clichê da história, mas nesse caso, o amigo apaixonado não vai ser esquecido e deixado de lado para sempre. Mas isso já é história da continuação de Cidade dos Ossos, não posso adiantar (apesar do filme ter feito isso, haha).

Um destaque deve ser dado a Jamie Campbell Bower. Eu estou apaixonada pela interpretação dele. Confesso que não ia muito com a cara do menino, mas na primeira tirada irônica do Jace que ele fez perfeitamente, eu derrubei os muros que separavam Jamie do meu coração e agora ele está lá dentro junto com a Lily (e muitos outros, hehe). 

Na adaptação, o filme teve algumas mudanças em relação ao livro (como sempre acontece) e, nesse caso, algumas coisas que, nos livros, só vão acontecer em Cidade das Cinzas são adiantadas na versão cinematográfica. Mas outras coisas continuam bem fieis, e essa é a parte divertida. A força feminina demonstrada por Isabelle e Clary (mais a Isabelle, but ok) chegou a dar orgulho de ser mulher. Jemima West conseguiu passar o lado badass de Isabelle com maestria. Ainda falando de sexos, o filme conseguiu lidar bem com a homossexualidade, da mesma forma que o livro faz. E não dá para contar com quem, descubram sozinhos #toomuchspoiler 

Uma coisa que sempre me chama a atenção nos filmes é a fotografia, e nesse caso, não havia outra opção além dela ser completamente escura. Confesso que quando saí do cinema a claridade chegou a me incomodar um pouco, mas eu curti. Esse contraste chiaroscuro também fica bem marcado no figurino de Clary antes de se descobrir shadowhunter e depois. Sou apaixonada por roupas pretas e confesso que fiquei com vontade de roubar um figurino dela para mim #justsaying

No tumblr, a alegria dos fãs de TMI foi feita e um milhão de fotos e gifs do filme e das premieres estão rolando. Eu tive vontade de pegar todas, mas não queria induzir ninguém a descobrir coisas antes do tempo. Se você clicar aqui, vai ser por sua conta e risco. 

Ainda dá tempo de ir para o cinema e assistir Cidade dos Ossos. Vale a pena ♥ 


"Não foi o mundo que mudou, Clary. Você que passou a enxergá-lo como ele sempre foi."

Um comentário:

  1. Confesso que não estava muito empolgada para ver esse filme, Ariel. (Nem mesmo li os livros.) Mas sua resenha me fez mudar um pouco de ideia. Infelizmente, acho que vai ser um pouco difícil achar alguém para ir comigo (leia-se convencer o namorado), mas vou tentar.

    Abraços.
    www.bibliotequismo.com.br

    ResponderExcluir