Resenha: A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista, Jennifer E. Smith


A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista/The Statistical Probabilty of Love at First Sight
Jennifer E. Smith
Galera Record
♥♥♥♥♥ + ♥


Estou completa e irrevogavelmente apaixonada pela história desse livro. Muitas pessoas falam que A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista é o Um Dia para jovens adultos, mas eu tenho que discordar. Porque ele é muito melhor. Tudo bem que eu abandonei Um Dia na metade porque achei chato, mas isso não vem ao caso.

“- Já sabe o que quer?
Se eu já sei o que quero?
Hadley pensa sobre a pergunta.
Ela quer ir para casa.
Quer que seu lar volte a ser o que era.
Quer ir para qualquer lugar, menos para o casamento do pai.
Quer estar em qualquer lugar que não seja este aeroporto.
Quer saber o nome dele.
Depois de certo tempo, olha para ele.
- Não sei o que quero – responde – Ainda estou decidindo.”

Em exatamente 24 horas, Hadley cria sua nova definição de “dia longo”. E isso tudo por causa de quatro minutos. Por causa desse atraso, Hadley perdeu o voo que a faria chegar a Londres seis horas antes da cerimônia de casamento de seu pai com a nova companheira. Mas também foi esse atraso que fez com que ela precisasse passar horas no aeroporto e conhecesse o charmoso jovem inglês que passaria as próximas horas ao lado dela, Oliver.

“- Você acha – diz com voz rouca – que gastamos todo o nosso assunto ontem?
- Impossível – diz Oliver (...) – Nem começamos a falar sobre coisas importantes de verdade. Coisas do tipo a luta pelos coalas. Ou o fato de Veneza estar afundando, Afundando! Dá para acreditar nisso?
Ela franze o rosto, fingindo preocupação.
- Isso é muito importante.
- Com certeza – insiste Oliver – para não falar do tamanho da pegada de carbono que estamos deixando depois dessa viagem. Ou a questão da diferença entre crocodilos e jacarés. Ou o voo mais longo de uma galinha.
- Por favor, diga que você não sabe a resposta.
- Treze segundos.”

Nas sete horas de voo que separam Nova Iorque de Londres, Hadley e Oliver dividiram pretzels, viram um filme infantil, dormiram e conversaram assuntos variados. Da claustrofobia dela e do medo do escuro que ele teve até os 11 anos até a relação conturbada deles dois com seus pais.

Há dois anos, Hadley guarda mágoas de seu pai, Andrew, por ter abandonado sua família para morar com Charlotte em Londres. Ela não conhecia a nova namorada que estava prestes a se tornar esposa de Andrew pessoalmente, só haviam conversado por e-mail e por telefone sobre o casamento. Se não fosse por Oliver, aquele dia teria tudo para dar errado na visão de Hadley. Mas Oliver passou sete horas ao seu lado, e isso mudou tudo.

“Ele se aproxima dela no final do corredor. Nenhum dos dois fala nada, mas Hadley sente alguma coisa, um peso em cima deles como um trem de carga: o momento de dizer adeus se aproxima. Pela primeira vez em horas, ela se sente tímida. Ao seu lado, Oliver está de cabeça baixa, lendo as instruções da alfândega, pensando no próximo passo, seguindo em frente. É isso o que se faz em aviões. Você divide apoio de braço com uma pessoa por algumas horas (...). E, depois, diz adeus.
Se é assim, porque está se sentindo completamente despreparada?”

A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista é curtinho, tem só 222 páginas, mas é imenso no quesito fofura e leveza. É incrivelmente fácil de ler, por mais que seja narrado em terceira pessoa e, apesar de contar só um dia da vida de Hadley, ele não deixa a desejar quando se trata de ação. Como ela própria diz, foi um dia longo.

Não foi só pelo Oliver e pela Hadley que me apaixonei. Eu já estou procurando as versões em inglês mesmo de The Comeback Season e You Are Here, os outros livros da Jennifer E. Smith  que ainda não foram lançados no Brasil. Há pouquíssimo tempo, a linda da Galera Record trouxe This Is What Happy Looks Like pra nossa terra com o nome Ser Feliz é Assim (skoob) e ele já está na minha lista de desejados. Parecem ser tão bons quanto Probabilidade foi. E, convenhamos, por mais que eu seja louca por romances clichês, de vez em quando é bom demais ler um que foge à regra!

Se você ainda não começou a procurar Probabilidade nas lojas e sites mais próximos para comprar (ou para sentar no banquinho da livraria mesmo e ficar lendo), está perdendo tempo.  Hadley e Oliver têm muito sobre família, destino e, claro, amor à primeira vista para ensinar.

“- O que você estuda de verdade?
- A probabilidade estatística do amor à primeira vista.
- Que engraçadinho – diz ela – Fale a verdade.
- Estou falando sério.
- Não acredito em você.

- As pessoas que se encontram em aeroportos têm 72 por cento mais chance de se apaixonarem que as pessoas que se encontram em outros lugares.”

3 comentários:

  1. MEUUU, vejo muitas resenhas desse livro HAHAHA to querendo ver, principalmente depois que soube que vai virar filme (nossa que poser haha) por isso quer ler antes. Amei a sua resenha, ele ta na minha lista de leituras mas tem tantos na fente dele ): rs

    Ariel sua linda, eu acho fofo o nome do seu Blog, tem algum significado?
    Beijos!

    www.vodkaescarpin.com.br

    ResponderExcluir
  2. Aaaaaah, você PRECISA ler! Hadley e Oliver são muito apaixonantes, sério!

    Ah Nanda, o blog chama Verão de 94 porque eu nasci em janeiro de 94, durante um dos nossos verões fresquinhos do Brasil, hahaha

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que legaaaaaaaaaaal *-* é perfeito o nome do blog.
      Aliás, seu nome é perfeito também rs Ariel é tão tudo, tão princesa *-* hahaha.
      Ps: Passa seu Skoob para mim <3

      Excluir